[Informática] Como criar uma Web Rádio | Up Notícias

Leitor, seja muito bem-vindo ao UP Notícias. Procurando informações relacionadas a Informática? Então você está no lugar certo! Leia a seguir mais um surpreendente post a respeito de Informática que o blog UP Notícias trouxe exclusivamente pra você.

 Artigo publicado por: Celso Lemes
A criação de uma rádio para transmissão de suas próprias músicas via Internet exige softwares e um servidor de hospedagem com streaming, que são oferecidos em pacotes por algumas empresas de hospedagens. Se você pensa em criar uma rádio online, confira estas dicas que podem te ajudar a entender como as rádios online funcionam.

O que é Streaming

A tecnologia streaming permite transmitir arquivos de áudio e vídeo através da internet que são executados nos computadores dos ouvintes ao mesmo tempo em que o download está sendo feito, sem a necessidade de salvar o arquivo para depois executá-lo.
O streaming pode ser transmitido em diversas velocidades, que podem ter impacto na qualidade do som recebido. A maioria das empresas de hospedagens oferecem velocidades de 24kbps, 48kbps, 64kbps e 128kbps. Nas rádios que eu visito, normalmente a velocidade utilizada é a de 64kbps, o que se assemelha muito a qualidade de CD.

Transmissão da rádio até o computador dos ouvintes

A transmissão da rádio online começa no computador do “DJ Cibernético” (também chamado de cliente) que pode transmitir arquivos musicais e/ou de um microfone, assim como é feito nas rádios AM e FM convencionais. Também existe a opção de se utilizar um Auto DJ, que transmite músicas automaticamente que tenham sido previamente arquivadas no servidor.
Os dados transmitidos pelo computador do cliente são enviados ao servidor de streaming com ajuda de programas e redistribuídos entre os ouvintes conectados no momento, que podem ouvir o áudio sem a necessidade de fazer download dos arquivos.

Porque é necessário um servidor de streaming?

Existem formas de se criar uma rádio online sem a necessidade de um servidor de streaming, mas não é o ideal, pois pode apresentar problemas como a limitação de sua própria banda de Internet, caso os ouvintes exijam mais banda do que você pode oferecer. O som poderá chegar cortado até o ouvinte.
Já os servidores possuem um gerenciador de velocidade, que controla a qualidade e o tamanho que a música terá, o que evita que os ouvintes consumam mais bando do que seria necessário. Além disso, os servidores são conectados a conexões de alta velocidade tanto de download, quanto para upload, o que oferece mais garantias de que não haverá interrupções em sua rádio.
Curiosidade
Você sabia que as conexões domésticas tem velocidade de upload menor do que a velocidade de download? Faça um teste em sua velocidade aqui.
Outro problema é que a maioria dos internautas tem um IP dinâmico, ou seja, ele muda sempre que você se conecta a Internet ou pelo menos muda de tempos em tempos pela sua operadora de internet, o que poderia parar a transmissão. Já os servidores com streaming tem um IP fixo, que poderá ser configurado em seu player permanentemente.

O que é Auto DJ

Em praticamente todos os servidores de webrádios é possível encontrar o Auto DJ, que é um software que transmite um repertório de músicas de forma automática, sendo muito útil para quando você não estiver em seu computador.
Para utilizar este recurso você só precisa publicar as músicas no servidor através do painel de controle ou via FTP, configurar o playlist (ordem em que as músicas serão tocadas) e ativar o Auto DJ. Ele ficará tocando automaticamente até que você o desative e volte a transmitir através de seu computador.

Direitos autorais

Existe uma lei de número 9.610/98 no Brasil que diz que toda execução de músicas para um público, é obrigatório o pagamento de uma taxa referente aos direitos autorais para a Ecad, que é a empresa responsável pela cobrança de direitos autorais sobre execuções públicas de músicas no Brasil.
No entanto, pelo que parece não existe uma lei específica para transmissão de músicas via Internet até o momento, mas isso não quer dizer que você não vá ter problemas com isso.
Eu não entendo muito bem sobre este assunto, por isso recomendo que leia este artigo publicado no UOL que fala exatamente sobre os direitos autorais de arquivos musicais na Internet.

Onde encontrar uma hospedagem com streaming

Agora que você já entendeu como uma rádio online funciona, chegou a hora de procurar pela melhor empresa de hospedagem para acomodar a sua rádio online. Todos os links abaixo levam para empresas que oferecem hospedagem com streaming e também todos os programas necessários para que a rádio
  • RJ Host
  • dualHosting
  • Studio Server
  • Ciclano Host
  • Rede Domínios
  • Host Dime
  • WebTuga 

Artigo por: Criando WebSites – Aprenda a criar sites,blogs,foruns e webradios gratis!

Após a leitura de mais um conteúdo classificado no conjunto Informática, fique à vontade pra publicar o que você pensa logo a seguir, deixando sua crítica, sugestão ou elogio. Seu comentário é uma dádiva para a equipe UP Notícias.

Agradecemos pela visita. Volte sempre!

7 Comentários para “[Informática] Como criar uma Web Rádio | Up Notícias”

  • Leonardo says:

    Parabéns pelo artigo!

  • Henrique says:

    Como eu faço para criar um blog? Alguém pode me ajudar?

  • Diogo says:

    Pelo menos esse blog coloca os créditos das notícias copiadas de outros sites.

  • Marcela says:

    caraca, meu chefe está me enchendo o saco. Desafabando…

  • Igor says:

    eita, só notícia estranha rs

  • Luciana says:

    quero fazer parte da equipe de autores, podem me ajudar?

  • Paulo says:

    gostei ^^

Deixe o seu Comentário!